quarta-feira, 17 de junho de 2009

37 - PARA QUE SERVE A RADIOGRAFIA PANORÂMICA

Autor: Santos, Alfredo A.



INTRODUÇÃO:
A radiografia panorâmica é um exame radiográfico, importantíssimo utilizado tanto para diagnóstico, como para planejamento terapêutico das doenças dos dentes e dos ossos da face.
Podendo ser utilizado no início do tratamento odontológico bem como no controle dos tratamentos e na finalização dos mesmos.

O que é uma radiografia PANÔRAMICA e quais são as suas vantagens?

O exame panorâmico, conhecido também como exame ortopantomográfico.
É um exame útil e prático, para complementar outros exames na Clínica Odontológica, complementar o exame clínico, o diagnóstico das doenças dos dentes tipo lesões Cariosas,Lesões endodônticas e dos ossos da face.
Uma da vantagens deste exame, o Cirurgião Dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, os que estão no arco ou os que ainda não erupcionaram. Serve ainda para diagnosticar cárie, fraturas, infecções, tumores, seios maxilares velados e outras doenças ósseas.

Quais as indicações de uma radiografia panorâmica?

Quase todas as lesões dos ossos maxilar e mandibular, através deste podemos diagnosticar: Reabsorção óssea e radiculares, cistos, tumores, inflamação, fraturas, pós-acidentes, distúrbios das articulações Temporo-mandibulares (que causam dor de ouvido, face,cabeça e pescoço) além de sinusite. É muito comum solicitar no exame pré-operatório para cirurgias dos dentes e dos ossos da face.

Quando são indicadas as Radiografias Panorâmicas para crianças?

Em Odontopediatria, esse exame tem amplas indicações, tanto para prevenção como para diagnóstico dos distúrbios dos dentes e da face, examinando mesmo antes de erupcionarem, podendo analizar sua localização, presença, forma, angulação, dente extranumerário, prevenir ou atenuar problemas relacionado à articulação, além do estudo dos ossos da face, bem como cistos e tumores.

Existe algum perigo quando se realiza uma radiografia panorâmica?

Na atualidade com os modernos aparelhos de Raios-X, e com a proteção, dos aventais de chumbo, e filmes mais sensíveis esse método é bastante seguro.
Nas mulheres grávidas, optamos por realizar depois do terceiro mesde gestação ou após o parto, dependendo da necessidade do caso.
Em crianças, utilizamos o avental de chumbo para pescoço, pois os tecidos ainda estão em desenvolvimento e sempre observando as medidas de segurança.

Este exame é caro?

Não, se compararmos os benefícios que ele proporciona, veremos que o preço é acessível mesmo para a população de baixa renda.

Nenhum comentário: