domingo, 26 de abril de 2009

34 - ENXERTO ÓSSEO E MEMBRANA DE BOVINO LIOFILIZADOS + PRP (Plasma Rico em Plaquetas).

34 - I GRAFT BONE AND MEMBRANE OF BOVINE LIOFILIZADOS + PRP (he/she Shapes Rich in Plaques).

COMPROVAÇÃO TÉCNICA DO PROTOCOLO Profº. Dr. RENATO ROSSI JR. et all.














Autores:

Santos, Alfredo A.
Graduado em Odontologia - FOUFBA.
Especialista em Radiologia e Imaginologia - FOUFBA.
Pós Graduado Lato Sensu em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares - UCCB-SP.
Especialista em Microbiologia - FACCEBA.
Posgraduado em Implantodontia (Membro do Colégio Brasileiro)
Mestrando em Prótese Dentária.















Santos
,Fábio Conceição dos.
Graduado em Odontologia - UNIVALE
Estagiário da Ortodonto clinica - Clareamento Dental com Laser.
Pós Graduando em Cirurgia Bucomaxilo - ABO-GV.
Membro do Colégio Brasileiro de Implante (CBI).




Cirurgia realizada nas dependências da clínica ORTODONTO em Vitória da Conquista - Bahia.
Pelo Cirurgião Dentista Dr. Alfredo Alves dos Santos, auxiliado pelo Cirurgião Dentista Dr. Fábio Conceição dos Santos, a quem agradeço pelas fotos realizadas que sem a sua ajuda seria impossível de documentar o caso,e ao Laboratório Análise por ceder as dependências do laboratório e os equipamentos para realização do P.R.P. As fotografias e Rx. serão enumeradas de 1 a 11 para melhor compreensão do caso.
Diagnóstico: Cisto Dentigero Abcedado.
Localização: Palato duro lado direito, tamanho aproximado de um ovo de galinha.


RELATO DE CASO CLÍNICO:
A paciente G.L.C. compareceu na clínica para exame clínico anamnésico, relatou que estava no 5º mes de gestação e seus dentes estavam supurando com uma grande pressão dentro da boca como se tivesse um tumor que cada dia aumentava de tamanho e todo seus dentes doiam apresentava abaulamento ósseo no palato duro, lado direito, que invadiu e destruiu a tábua óssea externa do palato duro, e com grande pressão interna sobre a face o que foi necessário, desobstrução do conduto radicular do 1º pré-molar superior direito para esvaziamento, do líquido intra cístico contaminado. Foi irrigação com soro fisiológico e hidróxido de cálcio PA (Água de Cal) para alcalinizar o meio e diminuir a quantidade de bactérias. Esta manobra fez-se necessário pois a paciente estava no 5º mês de sua gestação e não podia fazer uso de antimicrobianos indiscriminadamente sem os dados de confirmação microbiológicos. Dia sim, dia não, até a data do ato cirúrgico 40 dias após o parto.
Solicitamos inicialmente uma Radiografia periapical, com os seguintes aparatos: avental de chumbo e colar cervical de chumbo.
A paciente começou a fazer uso de antimicrobianos 40 dias após o parto além de analgésicos e antiinflamatório 24 horas no pré Cirurgico. Realizamos coleta de sangue pelo método da aferése 02 (duas) horas antes da cirurgia, para processamento do P.R.P. (Plasma Rico em Plaquetas), pelo protocolo do Dr. Renato Rossi
Enxerto ósseo: Relizado com osso bovino liofilizado + membrana bovina liofilizada (Dentoflex) + PRP (Protocolo Dr. Rossi)
Tinta dias após o parto, a paciente realizou os seguintes exames pré cirúrgicos: Hemograma com Coagulograma (TS,TC), Fosfatase Alcalina, Glicemia em Jejum, esfregaço em lâmina corada (GIEMSA) seguida de análise microscópica (Laboratório Análise) 48 horas antes para execução da cirurgia e enxerto.


SEQUENCIA DE FOTOS:


Figura 1 - Aspecto inicial do caso.



Figura 2 - Esvaziamento de Conduto radicular.


Figura 3 - Radiografia Periapical. Aspecto inicial do caso.


Figura 4 - Aspecto inicial da abertura cirúrgica.


Figura 5 - Aspecto inicial com rompimento da tábua óssea do palato.


Figura 6 - Aspecto no pós cirúrgico.


Figura 7 - RX. Periapical no pós cirúrgico imediato.



Figura 8 - RX.Periapical após 03 meses do pós cirúrgico, inicio de formação óssea.



Figura 9 - RX.Periapical 09 meses após mostrando formação óssea abundante.



Figura 10 - Aspecto cirúrgico após 90 dias.



Figura 11 - Aspecto cirúrgico após 10 meses.


PÓS-CIRÚRGICO: Paciente, recebeu recomendações e orientações de dieta, recomendações de higiene bucal e fisioterápica seguida de Laser terapia dia sim, dia não, durante 20 dias. além do uso dos medicamentos analgésicos e antimicrobianos durante 8 dias do pós cirúrgico.


CONCLUSÃO:
Notamos pela radiografia aos 3 e 9 meses, que a reconstrução óssea estava se desenvolvendo satisfatoriamente e com o esperado sucesso,com 120 dias realizamos tratamento endodôntico do 2º Pré-molar Superior Direito. E para finalizar o caso pretendemos radiografar com 24 meses para avaliação final.

CONCLUSION: We noticed for the x-ray to the 3 and 9 months, that the bone reconstruction was growing satisfactorily and with the expected success, with 120 days we accomplished treatment endodôntico of the 2nd Right Superior Premolar. And for the case to conclude intended to x-ray with 24 months for final evaluation.

Nenhum comentário: