quarta-feira, 9 de julho de 2008

20 - METAL FREE.















Autor - Santos,A.A.

METAL FREE - In Ceram
O sistema Vita In Ceram foi desenvolvido pelo Dr. Mickael Sadoun, de Paris e lançado oficialmente no ano de 1989 como uma nova técnica de porcelana pura. Este sistema apresenta um coping confeccionado em óxido de alumínio sinterizado que elimina a necessidade de confecção do coping metálico. Este coping de óxido de alumínio é sinterizado a uma temperatura de 1.140 graus centígrados e forma uma infraestrutura porosa que deve ser aplicada uma camada de vidro na superfície do coping. Este processo de infiltração de vidro na estrutura porosa levou os responsáveis pelo desenvolvimento desta porcelana a denominála “Infiltration Ceramic”, dai originou o nome In Ceram. Segundo o fabricante este material após infiltração com vidro, apresenta uma resistência de flexão entre 450 e 600 MPa.(MegaPascal) é a unidade de medida dessa resistência e equivale a 10 kgf/cm2. Esta resistência aumentada é de 5 a 6 vezes maior que o metal comumente usado na confecção da prótese metalo-cerâmica ou seja porcelana feldspática convencional.
O fator mais importante deste material diz respeito à qualidade à compatibilidade biológica, a cor do coping se assemelha à cor do dente e principalmente permite a passagem de luz com maior intensidade que o coping metálico da metalo-cerâmica.
A região cervical sempre apresentou problemas nas restaurações metalocerâmicas. Uma queixa comum dos pacientes é a região escura que é transmitida pela gengiva na região cervical. Quase sempre provocado passagem de luz em direção a área escura, provocada pelo oxidação do metal com a saliva, através da gengiva mais delgada ou mais translúcida nesta região.
As coroas confeccionadas pelo sistema In Ceram ( Metal Free) não apresentam estes efeitos desagradáveis devido à cor do material do coping. (Branco ou opaco) Outro ponto importante é a boa adaptação proporcionada pelos sistemas Metal Free, é que além de estético, é liso. Estes fatos contribuem para a saúde gengival, que também pode modificar a cor da gengiva cervical pela translucidez da gengiva.
Outra aplicação do metal free é seu uso na confecção de blocos com compatibidade biológica. Lançados há algumas décadas, os sistemas metal-free foram apresentados ao mercado como uma resposta aos problemas de resistência flexural apresentados pelas porcelanas convencionais e à falta de biocompatibilidade dos sistemas metálicos convencionais. Vistas com ceticismo no início, foram agregando novas propriedades e benefícios e com o crescente número de estudos, tanto laboratoriais quanto clínicos, consolidaram-se como uma opção segura e altamente eficaz de tratamento quando bem indicadas. por essa razão, decidimos apresentar uma visão geral dos principais sistemas do mercado. Antes porém apresentaremos uma sequência da confecção de protese metal free.


Figura - 1. Toquel em Gesso Refratário para altas temperaturas.




Figura - 2. Confecção de Copings em Metal Free (Livre de Metal).



Figura - 3. Aplicação, Escultura e Queima da porcelana convencional(1100 Graus).





Figura - 4. Aplicação de cerâmica transparente nos defeitos e queima (1000 graus).




Figura - 5. Aplicação do Glase (Brilho) e queima (900 graus).




Figura - 6. Coroas cimentadas na boca do Paciente.



SISTEMAS METAL FREE HOJE NO MERCADO.

SISTEMA:IPS Empress.
MARCA:Ivoclar Vivadent.




Figura 7 - Produção de restaurações e Facetas.

Um dos sistemas mais utilizados em todo o mundo, o Empress é baseado em duas técnicas distintas para a produção de restaurações.

A primeira técnica é a pintura ou maquiagem, disponível desde a primeira geração do sistema, indicada para inlays, onlays, coroas e laminados. Utiliza cerâmica vítrea de leucita e consiste na confecção direta da restauração através da injeção de pastilhas cerâmicas em um forno especial. Após a desinclusão da peça, ela é pintada com pigmentos especiais para obter maior naturalidade.

Na segunda técnica, chamada de técnica de estratificação, as pastilhas cerâmicas são de di-silicato de lítio. Nesse caso, as pastilhas são injetadas para fazer copings ou Núcleos (Pinos) para próteses fixas de até 3 elementos para a região anterior até segundo pré-molar. Sobre esses copings, aplicam-se camadas ou estratos de uma cerâmica a base de flúor-apatita. Daí o nome estratificação. Essa técnica confere maior resistência e possibilita o uso de uma série de recursos biocompatíveis avançados que possibilitam resultados extremamente naturais.

Devido à sua alta translucidez e propriedades óticas similares aos dentes naturais, é sem dúvida uma boa opção para casos que requerem excelência em biocompatibilade, principalmente em restaurações anteriores sem núcleos metálicos e/ou pigmentação. Outra vantagem é ótima adaptação obtida em estudos clínicos, tida como superior à grande parte dos sistemas disponíveis. Essa adaptação ajuda a minimizar casos de fratura e o aparecimento de trincas ou fraturas após a cimentação. A escala de cores utilizada pelo sistema é a Chromascop, exclusiva da Ivoclar Vivadent .

SISTEMA:In-Ceram
MARCA:VITA




Figura 8 - Modelo de Gesso do Paciente.




Figura 9 - Copping em Metal Free






Figura 10 - Coroa Metal Free pronto no modelo de gesso.

Diferentemente do Empress, trata-se de um sistema baseado na sinterização de óxidos com a infiltração de vidro. É um veterano entre os sistemas disponíveis no mercado, com quase 20 anos de história clínica. Isso não significa que o In-Ceram parou no tempo. Ao contrário: o sistema ganhou, ao longo do tempo, inúmeros avanços e, seu longo histórico clínico faz com que seja considerado altamente confiável.

No Brasil, possui duas opções principais: o In-Ceram Alumina e o In-Ceram Zircônia. O In-Ceram Alumina é um sistema para a fabricação de copings com 80% de óxido de alumínio sinterizado e 20% de vidro infiltrado, ideal para coroas anteriores, posteriores e pequenas pontes anteriores.

O In-Ceram Zirconia possui 2/3 de óxido de alumínio e 1/3 de óxido de zircônio, com 25% do seu peso correspondendo ao vidro infiltrado. Sua resistência flexural ou seja sua flexibilidade é uma das mais altas entre os sistemas metal-free chegando a até 700 Mpa. Isso torna o In-Ceram Zircônia indicado para coroas posteriores e pontes de até 3 elementos suspensos posteriores, bem como de canino a canino.

Outra característica do sistema In-Ceram (Alumina e Zircônia) é a sua maior opacidade quando comparado ao Empress que é algo interessante quando desejamos mascarar áreas pigmentadas, núcleos metálicos e componentes metálicos de próteses sobre implantes. As cerâmicas utilizadas com o In-Ceram permitem a utilização das escalas VITA convencional e da nova VITAPAN 3D-MASTER.

SISTEMA: Procera.
MARCA: Nobel Biocare.

Assim como os sistemas anteriores, a palavra Procera é utilizada para descrever não apenas um, mas vários produtos. Em comum, todos são baseados no sistema CAD/CAM onde o modelo ou troquel é "escaneado" em leitores por contato ou através de raios laser. Essa leitura é interpretada por um computador que cria um modelo virtual sobre o qual é projetada a infra-estrutura. Essas informações armazenadas no computador são enviadas via internet e os copings são produzidos individualmente por robôs em fábricas nos Estados Unidos e na Suécia. Atualmente, fazem parte linha dois sistemas metal-free: o Procera AllCeram (óxido de alumínio densamente sinterizado) e o Procera AllZirkon (óxido de zircônio densamente sinterizado). Segundo o fabricante, o Procera tem um processo de fabricação mais avançado,

com precisão micrométrica. Os copings são compostos por mais de 90% de óxido densamente sinterizado garantindo alta resistência flexural, estabilidade e biocompatibilidade. Outra vantagem do sistema é a padronização da qualidade, pois a fabricação é totalmente automatizada eliminando as oscilações de qualidade devido às limitações e falhas humanas. A escala utilizada é a VITA convencional.

SISTEMA:SR Adoro.
MARCA:Ivoclar.

Novo sistema estético da Ivoclar, o Adoro possui características comuns às resinas e às cerâmicas. É um compósito fotopolimerizável com carga inorgânica e uma revolucionária matriz que dá alta homogeneidade ao material. Essa superfície homogênea resultante oferece maior resistência à perda de brilho, pigmentações e formação de placa bacteriana. Outro destaque são suas propriedades óticas com opalescência e brilho muito naturais. A abrasão é similar aos dentes naturais e o material permite a associação com as fibras Vectris. Além de coroas e próteses fixas anteriores e posteriores de até 3 elementos, o material pode ser utilizado para a fabricação de inlays, onlays e como revestimento de alta compatibilidade biológica para próteses metalocerâmicas ou próteses sobre implantes.

SISTEMAS: Targis e Vectris.
MARCA:Ivoclair AG.

É um compósito de revestimento com conteúdo extremamente alto de partículas inorgânicas. O sistema de cor coordenado com a escala de cores Chromascop, oferece a possibilidade de fazer próteses combinadas harmoniosas e com alta compatibilidade biológica . Com a ajuda de materiais complementares como Impulse e Effect permite a elaboração de restaurações com aspecto natural. Assim como o sistema SR Adoro, o Targis é um compósito que permite a associação com a fibra Vectris, o recobrimento de estruturas metálicas e a estratificação de modo controlado e eficiente. Indicado para a confecção de pontes anteriores e posteriores, coroas, inlays, onlays e facetas.

Nenhum comentário: