quinta-feira, 26 de junho de 2008

17 - CASO CLÍNICO 4: ORTO-PERIO-CIRURGICO - DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR.

Caso Clínico: AINDA MONTANDO O CASO













Santos, Alfredo A.


Paciente I.R. sexo feminino, 65 anos, compareceu na clinica ORTODONTO, queixando-se de suposta labirintite, que acometia há pelo menos dez anos. Apresentava cefaléia , zumbido, dores na coluna cervical,tonturas,vertigens,depressão, ansiedade, insônia e com tensão muscular diagnósticados com a ponta gripp do aparelho de Laser VR KC-611 dentoflex, com o qual fizemos diversas aplicações para relaxamento muscular, da região cervical.
Ao Exame clínico-Anamnésico, destacamos: Péssimo estado de higiene oral,tártaros, placas dura e mole, manchas dentárias enegrecidas e marron (CID. K03.6) , deslocamento da ATM (articulação temporo mandibular) para a direita, disastema incisal superior entre incisivos centrais, crepitação das ATMs, direita e esquerda,desvio de linha média dentária para Esquerda tomando por base a maxila, Vertigem paraxística benigna, ausência de várias unidades dentárias, migração dental severa e giroversão.
Sua aparência, era de uma pessoa triste, infeliz, com enrugamento da fronte, aparência de uma pessoa sofrida e preocupada com insegurança psiquica (ansiedade,depressão e pânico).

PRÉ-TRATAMENTO: Iniciamos o caso com pedidos de Documentação ortodôntica e radiografica (Book-Orthodontic),e exames Laboratoriais de Análises Clínicas: Hemograma, Coagulograma, Tempo de Sangramento (TS), Tempo de Coagulação(TC), Glicemia em Jejum, Teste de Atividade Reumática, para planificar o tratamento orto-cirúrgico, fez-se necessário.

TRATAMENTO PERIODONTAL: profilaxia Ultra-sônica, com pontas finas: redondas e quadrada para remoção dos indutos e das manchas (K03.6),seguida de jato de bicarbonato estabilizado polimento com escovas de Robinson e borrachas abrasivas para polimento,além da prescição magistral do creme dental de Peróxido de Hidrogênio, fórmula da ORTODONTO, que deu uma aparência de dentes limpos e brilhantes. Seguida de aplicações de flúor Gel ácido, mensal após cada profilaxia. E há partir dai a paciente melhorou a auto estima e seu estado Psicológico sofreu uma mudança brusca em sua motivação para iniciar o tratamento, além de medicação prescrita para relaxamento e analgesia.

FOTO - 01 - Início de Caso.



FOTO - 02 - Os dente foram corados com violeta genciana diluída em água.

TRATAMENTO CIRÚRGICO:
Preparamos a paciente para o ato cirúrgico do diastema pois a mesma possuia um diastema muito acentuado, com aumento de fenda na sutura palatina que aumentava dia-a-dia.
Ao recebermos a ducumentação, o laudo radiográfico, descreve presença de cisto naso-maxilar, sendo necessário sua remoção cirúrgica para o fechamento do diastema e sua completa solidificação da sutura óssea maxilar.
Fizemos uma incisão reta na região da linha média superior, da mesial do dente 21 á mesial do 11, seguida de descolamento da papila e frenectomia labial superior, remoção cística com vigorosa curetagem e alisamento ósseo com broca cirúrgica Carbide, irrigada com soro fisiológico (NaCl.9%) seguida da solução de Otosporin + Hemostop.
O passo seguinte foi a sutura com fio de nylon preto 0000, com pontos internos e externos com aplicação de raios Laseres de baixa potência, em torno de 8 joules o que acelera a cicatrização da papila e calcificação óssea. foi sugerido à paciente enxerto ósseo biocerâmico não reabsorvível, mas por rasões de custos, esta opção não foi aceita.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO E CONFECÇÃO DOS APARELHOS: Além dos modelos ortodônticos confeccionados pela radiologia, também fazemos, moldagem superior e inferior com hidrocolóide irreversível (Hydrogun Ortodôntico Labor), mordida com Silicona Zetaplus Denso ativados com (Indurent Gel e Oranwash L) e a montagem dos modelos em articulador semi-ajustável para as provas das placas ortopédicas e de relaxamento pois seu vazamento com gesso pedra faz-se necessário para confecção dos aparelhos móveis de suporte e testes dos aparelhos fixos com solda.
Após a cicatrização da cirurgia, iniciamos a colagem de brakets com diferentes angulações e as medidas de acordo a posição do dente para que os mesmos fizessem o auto torque e nivelamento em secção única, o que faria o tratamento andar mais rápido e com maior eficiência.
Confeccionamos um arco parabólico com uma mola de torque continuo mesial para o aparelho superior, esta foi mola foi confecçionada com fio de aço 0,20 temperada com uma máquina de solda Metalvander, o que chamamos de Acastanhamento, para que além do torque contínuo medindo 04 (quatro) onças o que equivale (28.35 X 4= 113,40 g). para esta mola não fraturar e causar Acidente Oral. O aparelho inferior, colocamos um fio redondo de aço 0,20 temperado, cuja parabola confeccionada com torre de contorno e sob o Diagrama de Interlandi, o que nos deu mais referências sobre o desalinhamento da maxila e mandíbula.
As fotos abaixo estão na seguinte sequência:
FOTO - 03 - Início do Tratamento ortodôntico. FOTO - 04 - Tratamento após 60 dias. FOTO - 05 - Tratamento após 180 dias. FOTO - 06 - Tratamento após 270 dias.




TRATAMENTO PROTÉTICO -










































2 comentários:

Lucas disse...

Obrigada pelas informações sobre frenectomia labial e lingual. Obrigada!

Lucas disse...

Obrigada pelas informações sobre frenectomia labial e lingual. Obrigada!