quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

3. NOVO CONTEXTO DA ODONTOLOGIA: A MEDICINAL ORAL.












Autor:
Santos, Alfredo A.
Graduado em Odontologia - FO-UFBA.
Licenciado em Desenho e Artes Plásticas - EBA-UFBA.
Lato Sensu em Ortodontia e Ortopedia Maxilar - UCCB.
Lato Sensu em Critica de Artes - EBA-UFBA.
Lato Sensu em Jornalismo/Comunicação - UESB.
Especialização em Microbiologia - FACCEBA.
Especialização em Radiologia e Imaginologia - FO-UFBA.
Pós Graduado em Oclusão - U.S.A. - (Myo-Tronics Educational Institute).
Pós Graduado em DTM e DORF. - CEBEO-BA.
Pós Graduado em Implantodontia - ABO-MOC.
Pós Graduado em Endodontia - ABO_BA.





Com o avanço científico e tecnológico da Odontologia na ultima década , especialidades tais como a Implantodontia, Ortodontia,Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) e ainda a mais nova especialidade: Dor Orofacial (DTM) aproxima-se dos meios de diagnóstico da Medicina.
A preocupação relativa aos dentes inicialmente leva o Cirurgião Dentista (C.D.) a uma visão global do paciente, com conhecimentos mais profundos na Medicina Oral, e, não há mais como desvincular Medicina e Odontologia.
Para diagnosticar e realizar um plano de tratamento mais detalhado, o Cirurgião Dentista ou o Médico Dentista como é chamado em Portugal, necessita não apenas olhar a boca do paciente superficialmente e fazer orçamentos, alias como é de praxe o paciente mal informado ir aos consultórios odontológicos e pedir um orçamento como se os mesmos fossem: um carro que vai ao conserto: uma geladeira ou uma TV. Afinal nós, Cirurgiões Dentistas não somos mais tapadores de buracos ou arracadores de dentes. Antigamente éramos comparados aos Barbeiros, Sangradores, e Saca-mulas (arancadores de dentes, e maus dentistas).
Estamos em nova era, hoje quando o paciente procura o consultório ou clínica Odontológica, para fazer uma consulta é necessário um diagnóstico global, exato e procedimentos precisos, que por certo o paciente sai ganhando em satisfação, resolução do problema com mais eficiência e sem dor.
Nunca foi comum ao Cirurgião Dentista, lançar mão de tantas tecnologias e exames complementares, uma vez que, o aparelho de Raios-X, dentro do consultório, quase sempre foi o único meio auxiliar de diagnóstico.
A Odontologia necessita ser encarada como uma especialidade da Medicina, para que possamos dar aos pacientes um tratamento digno dentro dos avanços, que os exames complementares nos permitem hoje, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Odontologia moderna como ciência, tem sido invadida nesta última década com inúmeros aparelhos sofisticados e precisos monitorados por computadores, onde a profissão de Cirurgião Dentista/ Médico Dentista é sem dúvidas uma carreira de futuro promissor, inclusive na região de Vitória da Conquista, onde um curso de Odontologia preencheria uma lacuna na criação de um pólo de Educação e Saúde.
Hoje a Odontologia está tão refinada, que uma paciente gestante não só pode, como deve ser acompanhada por Cirurgiões Dentistas, no seu pré-natal, que por certo não vai mais perder suas unidades dentárias, além de beneficiar a dentição do seu bebê, pois já existe acompanhamento na odontologia intra-uterina, qualquer paciente gestante pode fazer Endodôntia (canal dentário), restauração dental (erroneamente chamada de obturação), tratamento periodontal (tratamento da gengiva), profilaxia e tartarectomia (limpeza dentária) sem medo e sem dor, inclusive os pacientes especiais tais como os cardíacos, diabéticos, pode e devem ser acompanhados por um Cirurgião Dentista. Certas Cefaléias (dores na cabeça) tem origem na dentição mal posicionada refletindo na cabeça, nas orelhas, nos olhos e na musculatura do pescoço, resultando em falsas escolioses, falsas labirintites.
Consulte regularmente um Cirurgião Dentista, pois a boca é a porta de entrada de todas as doenças, sem saúde Oral, não podemos comer, amar e viver.

Nenhum comentário: