quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

1.COISAS SEM NEXO

COISAS SEM NEXO?
Quando D. Pedro, autorizou o funcionamento dos cursos de medicina e odontologia na Bahia e no Rio de Janeiro, havia a figura do cirurgião barbeiro, os saca-mulas (arrancadores de dentes) e os Sangradores.
Uma forma de Legalizar estas figuras estereotipadas que socorria o povão da roça, nas feiras livres, havia forquilhas fincadas no chão para amarrar as mãos e os pés dos pacientes que em volta ficavam curiosos gritando ranca! ranca!uma verdadeira secção de terror!
Um outro equipamento chamado fogareiro a carvão era o auxiliar na esterilização e na audácia dos sangradores que exercia sua função a ferro quente.
Lembro-me bem quando eu era monitor da disciplina Anatomia Artística, no curso de Desenho e Plástica, ainda fiz dissecações de cadáveres no porão da antiga faculdade de Medicina, no terreiro de Jesus no bairro do Pelourinho na cidade de Salvador da Bahia como era chamado. E onde funcionava o curso de Odontologia.
Estamos, numa sociedade consumista, elitista e discriminalista.
O fato de ter me formado, no curso de Odontologia, eu deveria ser Odontólogo.
No meu diploma tenho o titulo de Cirurgião Dentista, se eu estivesse em Portugal eu receberia o titulo de Médico Dentista, um profissional Médico, tanto faz eu ser especializado em ginecologia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia, eu sou médico!
No Brasil, somos sub profissionais da saúde, discriminados perante a lei em qualquer parte do mundo.
Mesmo eu me especializando em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, eu não sou médico especialista.
Meu salário é menor, minha carga de trabalho é maior e mal remunerada.
Em Portugal eles prendem o profissional com titulo de Cirurgião Dentista, por exercício ilegal da profissão. Lá nos somos considerados apenas artistas, pelas belas próteses que fazemos pela estética tão bela e rara que aprendemos fazer nestes longos cinco anos de Academia. Será que, no mundo tem melhores que nós.
Até nossos pacientes, a nos discriminam, e diz “ hoje vou no meu dentista” e nunca ao Cirurgião Dentista!
Este titulo de Cirurgião Dentista, deveria ser dado ao profissional formado em Odontologia que tivesse a especialização em Cirurgia Buco-maxilo-facial.
Dentista deveria ser o fazedor de dentes tipo: vip, dentron etc.
Deveria ter mais respeito por esta profissão tão nobre tão pouco valorizada, esta na hora de mudar, ou muda o nome do curso, ou muda as leis inconsistentes e arcaicas.
E a equivalência salarial? Odontologia é hoje sem dúvidas o curso mais caro do Brasil, e em conseqüência depois de formados andamos mendingando trabalhos, não temos financiamento do governo a longo prazo em troca de serviços no SUS, porisso o SUS também não funciona, E as empresas de convênios a cada dia aumentam as audácias. Aqui no Nordeste ainda somos campeões de Desdentados e portadores de próteses Totais. E por não sermos corporativos, somos espoliados, e não temos apoio de nenhum órgão! só cobrança? Outra coisa que tem que mudar é a forma do ME (Ministério da Educação) com relação os cursos autorizados e fiscalizados por estes orgãos não temos uma Educação Continuada, respaldada pelo CFO, as disciplinas que fazemos não tem validade para outro curso, temos que fazer tudo de novo, se você fazer um determinado curso não consta nos arquivos do CFO ou do MEC.

Nenhum comentário: