sexta-feira, 19 de setembro de 2008

22 - COISAS SEM NEXOS: CIRURGIÃO DENTISTA É ARTISTA PLÁSTICO OU MÉDICO?

Autor:Santos,Alfredo A.
Licenciado em Desenho e Plástica.
Pós-Graduado em Critica de Arte.
Bacharel em Odontologia.
Pós graduado em Microbiologia, Ortodontia e ortopedia Facial.



Quando D. Pedro, autorizou o funcionamento dos cursos de medicina e odontologia na Bahia e no Rio de Janeiro, havia a figura do Cirurgião Barbeiro, os saca-mulas (arrancadores de dentes) e os Sangradores.
Uma forma de Legalizar estas figuras estereotipadas que socorria o povão da roça.
Lembro-me bem quando eu era monitor da disciplina Anatomia Artística, no curso de Desenho e Plástica, ainda fiz dissecação de cadáveres no porão da antiga faculdade de Medicina, no terreiro de Jesus, no bairro do Pelourinho na cidade do Salvador da Bahia, como era chamado. E onde funcionava o antigo curso de Odontologia.
Estamos, numa sociedade consumista, elitista e discriminalista.
O fato de ter me formado, no curso de Odontologia, eu deveria ser Odontólogo.
No meu diploma tenho o titulo de Cirurgião Dentista, se eu estivesse estudado em Portugal eu receberia o titulo de Médico Dentista, um profissional Médico, tanto faz eu ser especializado em ginecologia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia, eu sou médico!
No Brasil, somos sub profissionais da saúde, discriminados perante a lei em qualquer parte do mundo.
Mesmo eu me especializado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, eu não sou médico especialista.
Meu salário é menor, minha carga de trabalho é maior e mal remunerada.
Em Portugal eles prendem o profissional com titulo de Cirurgião Dentista, por exercício ilegal da profissão. Lá nos somos considerados apenas ARTISTAS PLÁSTICOS, pelas belas próteses que fazemos, ou pelas esculturas dentárias tão belas e raras que aprendemos fazer nestes longos cinco anos de Academia. Será que, no mundo tem melhores que nós.
Até nossos pacientes, a nós discriminam, e diz “ hoje vou no meu dentista” e nunca ao Cirurgião Dentista!
Este titulo de Cirurgião Dentista, deveria ser dado ao profissional formado em Odontologia que tivesse a especialização em Cirurgia Buco-maxilo-facial.
Dentista deveria ser o fazedor de dentes tipo: Vip, Dentron etc.
Deveria ter mais respeito por esta profissão tão nobre e tão pouco valorizada, esta na hora de mudar, ou muda o nome do curso, ou muda as leis inconsistentes e arcáicas.
E a equivalência salarial? Odontologia é hoje sem dúvidas o curso mais caro do BRASIL, e em conseqüência depois de formados andamos mendingando trabalhos, não temos financiamento do governo a longo prazo, nem em troca de serviços no SUS, porisso o SUS também não funciona, se este tipo de troca entrassem em vigor no Brasil não teríamos desdentado e o índice de doenças: Cardíacas,Respiratórias, alérgicas e infecto-contagiosas beiravam ao zero absoluto. As empresas de convênios a cada dia aumentam as audácias pagam CR$. 10,00 em uma restauração, e se quizer receber tem que abrir uma firma na Prefeitura, ai tem que pagar 5% de cada paciente, tem que pagar o CROBA Duas vezes como Cirurgião e como Clínica além do Sindicato o INSS também.
Aqui no Nordeste ainda somos campeões de Desdentados e portadores de próteses Totais. E por não sermos corporativos, somos espoliados, e não temos apoio de nenhum órgão! só cobrança? Outra coisa que tem que mudar é a forma do ME (Ministério da Educação) com relação os cursos, não temos uma Educação Continuada, respaldada pelo CFO, as disciplinas, os cursos que fazemos não tem validade para outros cursso, temos que fazer tudo de novo, seu nome você fazendo um determinado curso não está nos arquivos do CFO (Conselho Federal de Odontologia) e muito menos no ME(Minitério de Educação).

Nenhum comentário: